terça-feira, 10 de maio de 2011

A Matemática, Cubo Mágico e Xadrez

Em razão da dificuldade encontrada no ensino da matemática, os jogos
se destacam por estimular o aprendizado e por aumentar a eficiência dos
métodos de ensino. Entre os jogos se destacam o xadrez e o cubo mágico.
Ao longo dos anos, criou-se o mito de que a matemática é uma ciência
inacessível. Em razão do supracitado problema, busca-se alternativas para
facilitar a compreensão e aprendizado da disciplina.
A matemática é uma disciplina encarada, na maioria das vezes, com
desconfiança.
A exigência do raciocínio lógico e de concentração que esta matéria
requer faz com que os alunos criem certo bloqueio a ela.
Quando apresentados em sala de aula, os jogos e outras formas
de brincadeiras mostram-se eficientes no aprendizado, vez que desmistificam o
conteúdo abordado.
Os jogos lúdicos são alternativas de ensino por despertar nos alunos o
interesse e a curiosidade pelo tema.
Os jogos vêm acompanhando a humanidade desde a pré-história e vêm
auxiliando o homem no seu desenvolvimento intelectual, pois estimula a
capacidade de raciocínio rápido, abstração, concentração, etc.
O jogo é um importante aliado para o ensino formal da matemática. Por
meio de jogos, como exemplo o dominó, sudoku, quebra-cabeça, xadrez, jogo
da memória, jogo da velha e cubo mágico é possível se ampliar e aperfeiçoar
habilidades operatórias.
Estudos comprovam que a aplicação dos jogos lúdicos desenvolve
habilidades e potencialidades. Assim, conclui-se que a utilização desses meios
alternativos de ensino incrementa as atividades didáticas, considerando que o
aprendizado é maximizado e proporciona um maior rendimento tanto ao
professor, quanto ao aluno.
A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente,
integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto
investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática
exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a
interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação
e modificação do meio.
Trecho de: A desmistificação da matemática através dos jogos
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Autores: Caroline Azevedo F. Souto/Victor Hugo G. Almeida

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